
Amom se identifica como ‘cisgênero’ ao TRE. Você sabe o que significa?
Ao oficializar o registro de candidatura à Prefeitura de Manaus, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, o deputado federal Amom Mandel se identificou como “cisgênero”.
De acordo com a “Enciclopédia de Significados”, Cisgênero ou Cis é o termo utilizado para se referir ao indivíduo que se identifica, em todos os aspectos, com o seu “gênero de nascença”.
Conforme a enciclopédia, “na pessoa cisgênero a identidade de gênero (a forma como a pessoa se vê) corresponde ao gênero que lhe foi conferido ao nascer”.
Em seu registro, Amom se descreve com: “identidade de gênero cisgênero, gênero masculino, orientação sexual heterossexual, cor/ raça branca, solteiro(a), grau de instrução superior completo”.
Ele também informa que nasceu em 2001 e que “não ocupou nos últimos 6 meses cargo em comissão ou função comissionada na administração pública”.
Resolução
A partir de demanda feita pelo PT, PCdoB, Rede, PDT e MDB, no ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que nas Eleições de 2024, as candidaturas devem incluir obrigatoriamente a identidade de gênero e, opcionalmente, a orientação sexual no formulário de registro.
No Comment! Be the first one.