
Bombeiros combatem mais de 360 focos de incêndios no sul do estado
As equipes da Operação Aceiro 2024 combateram, entre os dias 12 e 18 de agosto, 362 focos de incêndios nos municípios de Humaitá e Apuí (a 590 e 453 quilômetros da capital, respectivamente). As duas cidades integram o sul do Amazonas, na região do ‘Arco do Fogo’, onde o combate aos incêndios são intensificados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) desde o mês de junho, com reforço de militares e viaturas para o trabalho operacional.
De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, as equipes estão desde o mês de junho intensificando o combate aos incêndios no sul do estado.
“É um trabalho árduo do Governo Amazonas. A nossa tropa está em campo, atuando nos municípios do arco do fogo. E essas ocorrências estão acontecendo por ação humana. E a gente pede o apoio da população no sentido de evitar que esses incêndios se propaguem”, enfatizou coronel Alexandre Freitas.
De acordo com dados da Sala de Situação do Corpo de Bombeiros, entre os dias 12 e 18 de agosto, 197 focos de incêndios foram combatidos em Humaitá. No município de Apuí, foram 165 focos combatidos no mesmo período.
Investimentos no operacional
O comandante-geral do CBMAM pontua que os investimentos em renovação da frota de viaturas e equipamentos estão sendo fundamentais nas ações de combate aos incêndios durante a severa estiagem deste ano.
“Houve um investimento robusto do Governo do Estado, especialmente neste ano, com várias viaturas novas sendo disponibilizadas à população. Estamos hoje com uma frota renovada, que garante a operacionalidade da corporação. Esse investimento faz parte de um grande contexto em que nós empregaremos aumento de efetivo e construção de novas bases no interior”, destacou.
Operação Aceiro
As ações de combate aos incêndios no interior estão sendo intensificadas desde o mês de junho, por meio da Operação Aceiro, que entre 3 de junho e 18 de agosto já combateu mais de 8 mil focos de incêndios, sendo a maioria deles na região sul do Amazonas.
Com informações de assessoria.
No Comment! Be the first one.